Hoje vamos falar um pouco sobre os Sistemas de Proteção contra Quedas, capítulo 35.5 da NR 35, com redação dada pela Portaria MTb n.º 1.113, de 21 de setembro de 2016, mais conhecidos como Linhas de Vida.

Sempre que não for possível evitar o trabalho em altura é obrigatória a utilização de sistema de proteção contra quedas. Mas afinal o que são estes Sistemas?

Os Sistemas de Proteção Contra Quedas – SPCQ têm o objetivo de eliminar o risco de queda dos trabalhadores ou minimizar as consequências da queda. Os SPCQ devem ser projetados por profissionais legalmente habilitados.

Os princípios de segurança para SPCQ estão baseados em:

  • Restrição de movimentação: isolamento do trabalhador, destinado a restringir a área do trabalhador ao local com risco de queda.

  • Retenção de queda: utilização de dispositivo destinado a reter a queda do trabalhador.

  • Posicionamento no trabalho: técnica para posicionamento, com segurança, do trabalhador no local de trabalho.

  • Acesso por cordas: técnica de progressão utilizando cordas, com outros equipamentos para ascender, descender ou se deslocar horizontalmente, assim como para posicionamento no local de trabalho.

Linha de vida é um termo designado a um desses SPCQ e permite ao seu usuário trabalhar de forma segura, garantindo, assim, sua integridade física e das pessoas ao seu redor.

Os custos para implantação de um SPCQ são baixos se comparados aos danos físicos e materiais que podem ocorrer em um eventual acidente causado por queda de altura. Além disso, cabe ao Ministério do Trabalho (MTE) regularizar e fiscalizar as empresas para que cumpram as determinações da normativa, além de requisitos internos de qualidade, saúde e ergonomia e segurança que boa parte das companhias precisa atender.

As linhas de vida trazem uma série de benefícios, desde a prevenção de acidentes, padronização de atividades em altura, pessoal capacitado para a atividade, atendimento das normas, qualidade e performance do serviços e redução de afastamentos por acidentes no trabalho.

 

TASK – SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!