As luvas são fundamentais para pequenos acidentes que podem ocorrer ao manusear algum equipamento. Também são imprescindíveis nas práticas de trabalhos em altura, resgate e acesso por corda, nos próprios equipamentos individuais de progressão. O modelo ideal depende muito do tipo de atividade que será executada ou o risco relacionado àquela atividade. O CEO da TASK, Ricardo Perez, orienta que devemos ter uma atenção dedicada ao selecionar o melhor tipo de luvas.

“Tem luvas que nós utilizamos para as práticas de acesso por corda, onde talvez a melhor indicação para seleção desse equipamento seja não perder o tato ao manusear os equipamentos junto com a corda. O profissional precisa ter a segurança em abrir e fechar o mosquetão, abrir ou fechar o descensor ou ascensor, e às vezes, certas luvas oferecem dificuldade para manusear com segurança os equipamentos. Então as luvas que possuem o melhor tato seriam as mais adequadas para este tipo de situação”, esclarece Ricardo.

Ricardo enfatiza que podem ser que existam outros serviços relacionados ao trabalho em altura que os profissionais precisem de luvas diferenciadas, então é necessário utilizar luvas com proteção térmica, luvas que são isolantes para proteger contra algum choque elétrico, luvas para manuseio de produtos químicos. “Sempre vai depender dos riscos associados à tarefa que será executada”, esclarece.

Para Ricardo, as luvas de couro são de uso geral e basicamente correspondem a riscos mecânicos como manuseio de máquinas, ferramentas e alguns equipamentos. “Têm durabilidade muito maior que as demais luvas”.

Algumas chegam a ter uma proteção, como é o caso da THOR, que oferece um resguardo maior da palma da mão quando há um atrito com uma corda, por exemplo, em manobras de acesso por corda.

2 400x457 - A IMPORTÂNCIA DAS LUVAS DE PROTEÇÃO

Já a THOR LIGHT, é uma luva que tem um pouco mais de tato, é mais fácil de manusear. Ela tem um desenho que cabe melhor na mão, encaixe perfeito, o que não compromete o uso do equipamento.

As nossas luvas atendem a normativa técnica nacional que passaram por testes de conformidade com a nossa norma e possuem o Certificado de Aprovação, ou seja, são luvas apropriadas para uso laboral, para uso de trabalhos em geral, mas especificamente para trabalho em altura.

4 600x625 - A IMPORTÂNCIA DAS LUVAS DE PROTEÇÃO

Tem certificação válida por 5 anos, isto é, a luva está apropriada para ser comercializada como um EPI durante todo esse tempo, porém a sua durabilidade vai depender muito do tipo da atividade e da intensidade do seu uso pelo profissional, e também da conservação. Todo o cuidado com seu EPI é extensivo também a sua preservação para conseguir prorrogar, ao máximo, a sua vida útil.

“Devemos pensar em segurança da cabeça aos pés. Não adianta eu estar com todos equipamentos, com o cinturão, me protegendo da queda e de repente sofrer uma lesão grave nas mãos e ficar afastado do trabalho”, finaliza Ricardo.

Conheça a linha de luvas da TASK, clique aqui!

TASK – SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!